Conheça a culinária típica da Região Centro-Oeste do Brasil - POSTAL BRASIL

Gastronomia


Região Centro-Oeste



Região formada pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, onde se localiza a capital do país, Brasília.

Em Goiás, a culinária é bem variada, caseira e possui traços da cozinha mineira. Um dos pratos mais populares é a galinhada, uma mistura de arroz, pequi (ou guariroba) e galinha. Mas o pequi é um dos frutos mais populares do estado. Tem um gosto forte e diferente e é utilizado para a produção de diversos pratos doces, salgados, sorvetes, licores, azeites e geleia. Além do pequi, a castanha de baru e o cajuzinho do Cerrado também são utilizados para a produção de doces e sorvetes. No estado também podemos encontrar grande variedade de pimentas, que são apreciadas pela população e pelos turistas, como é o caso da pimenta-bode.

Brasília é uma cidade de misturas. A população é formada por pessoas de todas as regiões. Possui uma cultura variada, assim como a culinária, com traços de todos os cantos do Brasil. Podemos encontrar pratos bem exóticos como: filé de tatu, bife de capivara, pato no tucupi, carnes de sol e de jacaré. É possível encontrar restaurantes de todos os tipos, além de muitos pratos da culinária internacional.

As receitas tradicionais do Mato Grosso são relativamente simples, com um preparo rápido, porém, o sabor dos pratos típicos é algo de dar água na boca. A maioria dos pratos típicos mato-grossenses utiliza carne e peixe como ingrediente principal.

Assim como acontece em Mato Grosso, na culinária de Mato Grosso do Sul grande parte dos pratos são feitos com carne e peixe, sendo que os peixes são consumidos com a banana-da-terra. A culinária recebeu influências gastronômicas de outros países como a Bolívia, de onde originou o salteñas, pastéis recheado com frango e depois assados.


Publicidade

Pratos mais populares


Arroz/Galinhada com Pequi


De aroma e sabor peculiar, o pequi – fruta típica de Goiás – é usada inteira ou em polpa em diversas receitas da região. A mistura tanto com arroz quanto com galinhada é uma das mais apreciadas tanto por moradores locais quanto pelos turistas. A fruta também costuma ser consumida pura, mas para isso é preciso cuidado, pois o fruto tem espinhos entre a polpa e o caroço que podem machucar a boca.



Caldo de Piranha


Peixe abundante nos rios do Pantanal é também bastante apreciado na cozinha, com fama de ter propriedades afrodisíacas. É feito geralmente com a carne do peixe batida e misturada à cebola e pimentão. Temperado com alho, sal e colorau, o caldinho leva ainda especiarias como folhas de louro, manjericão e pimenta malagueta. Pode ser servido como entrada, acompanhado de torradas.



Empadão Goiano


Também característica de Goiás, a empada “gigante”, costuma ser servida no formato de torta e leva ingredientes variados, tais como lombo de porco, linguiça, queijo, frango, palmito e ovo cozido. Iguarias típicas da região como o pequi e a guariroba também são acrescentados ao recheio, sempre farto.




Publicidade


Outros pratos típicos da região


Veja algumas destas receitas deliciosas:

♦ Abobrinha Recheada
♦ Arroz Maria Isabel
♦ Pamonha de Milho
♦ Peixe na Telha


Publicidade

Caderno de Turismo

Conheça o nosso Caderno de Turismo com as melhores rotas e sugestões para a sua viagem.



Programa Postal Brasil

Assista ao Programa Postal Brasil on-line e conheça as riquesas do nosso país.


Publicidade

Fontes:
http://culinarianomundo.blogspot.com.br/2012/07/para-fechar-serie-de-posts-sobre.html
http://comidas-tipicas.info/comidas-do-centro-oeste.html


Compartilhe este artigo:
Publicidade
Descubra o Brasil