Conheça a culinária típica da Região Norte do Brasil - POSTAL BRASIL

Gastronomia


Região Norte



As comidas típicas da região norte possuem uma riquíssima tradição, que mesmo se modificando e recebendo influência de outras gastronomias ainda apresenta uma forte herança indígena. Danças típicas e ritmos chamam a atenção de quem passa pelo norte, mas a culinária marca os turistas.

A região norte abriga a Floresta Amazônica e o Rio Amazonas e é composta pelos estados: Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Pará e Tocantins.

No Tocantins além da cultura Indígena, Tocantins recebe em sua culinária diversas influências de outros lugares, como São Paulo, Minas Gerais e Portugal. Os pratos típicos do estado deixam saudades em todo turista que o visita. Muitas receitas de Tocantins são preparadas à base de peixe, sendo feito na folha de bananeira ou com outros ingredientes, como é o caso do “peixe no leite”. A caldeirada é um famoso prato local que carrega diversos frutos do mar.

Entre os pratos típicos em Roraima se destacam a torta de carne de sol, tapioca, maurida, mugica de peixe e paçoca de banana.

Já em Rondônia algumas comidas típicas muito comuns são: caldeirada de tucunaré, maniçoba, doce de cupuaçu e Caruaru.

No Pará entre os ingredientes mais utilizados na cozinha estão os crustáceos, como o camarão, o caranguejo e o marisco. Carnes de aves, como a de pato, também são muito apreciadas.

As comidas típicas do Acre herdaram ingredientes da gastronomia paraense, nordestina e sírio-libanesa. Pela manhã, come-se mingau de bananas e tapiocas, tacacás, cuscuz de milho, quibes de macaxeira, arroz, entre outros alimentos. Para beber, a população opta pelo tradicional café com leite. Alguns pratos: panelada (buchada de boi), pato no tucupi, carne de sol, baião de dois, quibe cru ou assado.

Já no Amapá utilizando-se de vários ingredientes da Amazônia, como faziam seus antepassados, os amapaenses preparam deliciosos pratos como o camarão ao bafo, o tucunaré na brasa e a pescada de gurijuba.

O maior estado do Brasil, Amazonas recebeu influências da cozinha portuguesa e africana. Quase todos os alimentos utilizados são extraídos da riquíssima mata Atlântica. Frutos, peixes e raízes como a mandioca são os ingredientes mais tradicionais. Nos ensopados são usados o leite de coco e o azeite de dendê.


Publicidade

Pratos mais populares


Maniçoba


É uma espécie de feijoada paraense originária da culinária indígena em que folhas de mandioca, conhecidas pelo nome de maniva, são usadas no lugar do feijão. Depois de lavada, a maniva é moída e cozida em água abundante por vários dias até perder o ácido cianídrico presente nas folhas. Depois de adicionar um pedaço de paio, um pé de porco, uma costelinha, surge a maniçoba. A iguaria costuma vir acompanhada de arroz branco, farinha de mandioca e molho de tucupi com pimenta-de-cheiro.



Pato no Tucupi


Prato típico da culinária amazônica. É elaborado com tucupi, líquido de cor amarela extraído da raiz da mandioca brava. Por ser uma espécie venenosa, o líquido extraído da mandioca brava é levado ao fogo para cozinhar por muitas horas afim de eliminar o veneno. Os índios, inventores desta iguaria, usavam o tucupi para o preparo do pato selvagem, que assavam, no fogão de pedra. A receita guarda a forma artesanal cultivada pelos índios da região.



Tacacá


Também é feito com tucupi e goma de tapioca extraída da mandioca. O prato, servido quente, leva ainda camarão seco e jambu, folha típica da região que proporciona uma leve dormência na boca de quem experimenta o tacacá. A exemplo da grande parte dos pratos característicos da região norte tem origem indígena.




Publicidade


Outros pratos típicos da região


Veja algumas destas receitas deliciosas:

♦ Bolo de Macaxeira
♦ Mujica de Pintado


Publicidade

Caderno de Turismo

Conheça o nosso Caderno de Turismo com as melhores rotas e sugestões para a sua viagem.



Programa Postal Brasil

Assista ao Programa Postal Brasil on-line e conheça as riquesas do nosso país.


Publicidade

Fontes:
http://culinarianomundo.blogspot.com.br/2011/10/culinaria-da-brasil-comidas-tipicas-da.html
http://comidas-tipicas.info/comidas-do-norte.html


Compartilhe este artigo:
Publicidade
Descubra o Brasil