Conheça a culinária típica da Região Sudeste do Brasil - POSTAL BRASIL

Gastronomia


Região Sudeste



A região é a segunda maior e considerada uma das mais ricas e populosas do Brasil é composta por 4 estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

É a região que possui uma culinária misturada e variada. Os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, estão na lista dos melhores lugares para comer, devido as diversas opções gastronômicas.

A culinária do Rio de Janeiro possui uma influência muito forte dos pratos portugueses e também uma enorme variedade, desde frutos do mar à feijoada, referencia em gastronomia no estado. O prato símbolo nacional, foi muito consumido pelos cariocas durante toda a história do Rio de Janeiro, fato que fez com que surgisse uma receita própria, ao estilo do estado.

A culinária de Minas Gerais é muito elogiada, por isso possui diversos restaurantes de comida mineira, representando-a por todo o país. É a típica comida caseira, formada por feijão, milho e carne de porco. Além do feijão tropeiro, o tutu com torresmo, o couve à mineira e muitas outras novidades. Dois famosos alimentos produzidos no estado é o queijo de minas e pão de queijo que ganharam popularidade por todo o país.

A cidade de São Paulo é conhecida também como a Capital Gastronômica, por ter milhares de restaurantes que representam a culinária do país e do mundo inteiro. Os italianos foram os que mais contribuíram com a formação da culinária paulista com pratos populares como nhoque, canelone, lasanha, pães, etc. Por exemplo, dizem que em São Paulo, podemos encontrar a melhor pizza do mundo, melhor até que da Itália. Os principais pratos típicos de São Paulo são a Galinha d'Angola à paulista, empadinhas de Cananeia, e o seu famoso cuscuz à paulista.

Um dos pratos típicos mais populares do estado Espírito Santo é a moqueca capixaba, feita com peixe, camarão e tendo como temperos principais coentro e urucum, que pode ser servida em panelas de barro, uma herança indígena. A culinária capixaba é caracterizada por pratos com frutos do mar e peixes como arroz com camarão capixaba ou peixe ao molho verde.


Publicidade

Pratos mais populares


Feijoada


Um dos pratos mais populares do País, consiste em uma mistura de feijão preto cozido e partes menos nobres do porco como rabo e orelha, além de linguiça e carne seca. Uma das versões propagadas sobre a origem do prato é de que seria uma criação dos escravos, a partir dos ingredientes desprezados pelos senhores. Porém, uma outra corrente acredita que a feijoada teria origem bem mais antiga, no Império Romano, onde teria havido um prato feito de carnes e legumes cozidos com feijão branco.



Moqueca Capixaba


Prato típico do Espírito Santo feito de peixe cozido com vegetais e frutos do mar. Com variações na receita, a moqueca está no cardápio de grande parte dos restaurantes locais e pode ser feita com vários tipos de peixes, tais como dourado, badejo e cação. Com traços da cultura indígena, um dos itens característicos da tradicional moqueca capixaba é a panela de barro.



Pão de Queijo


Um dos símbolos da culinária mineira, o quitute é, apesar do nome “pão”, um tipo de biscoito de polvilho azedo ou doce, acrescido de ingredientes como ovos, sal e, claro, queijo. Os historiadores não sabem precisar a exata origem do pão de queijo, mas muitos acreditam que a receita tenha surgido nas fazendas mineiras entre os séculos XVIII e XVIX. Esta teoria leva em conta que, na época dificilmente se encontrava a farinha de trigo, matéria-prima da panificação clássica, de forma que as cozinheiras mineiras substituíram o inexistente trigo pelo polvilho, derivado da mandioca, tubérculo com origens nacionais.




Publicidade


Outros pratos típicos da região


Veja algumas destas receitas deliciosas:

♦ Afogado
♦ Tutu de Feijão


Publicidade

Caderno de Turismo

Conheça o nosso Caderno de Turismo com as melhores rotas e sugestões para a sua viagem.



Programa Postal Brasil

Assista ao Programa Postal Brasil on-line e conheça as riquesas do nosso país.


Publicidade

Fontes:
http://culinarianomundo.blogspot.com.br/2012/07/culinaria-da-regiao-sudeste-do-brasil.html
http://comidas-tipicas.info/comidas-do-sudeste.html


Compartilhe este artigo:
Publicidade
Descubra o Brasil