Conheça a culinária típica da Região Sul do Brasil - POSTAL BRASIL

Gastronomia


Região Sul



O Sul do Brasil, que é composto pelos por três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Com temperaturas baixas, é composta pelo bioma dos Pampas, e a vegetação produz ingredientes típicos tais como o pinhão, encontrado nos meses de maio e junho, é uma semente que pode ser acrescentada em várias receitas para fazer molhos ou doces. Além da típica erva-mate, responsável pela produção da bebida chamada de chimarrão.

A culinária recebeu influência dos países que faz fronteira (Argentina, Paraguai e Uruguai), sendo o churrasco uma das principais comidas derivadas dessa aproximação.

No Paraná muitas das receitas tradicionais demonstram uma das principais bases econômicas do estado: a carne. A Costela ao fogo de chão, o Porco no tacho, a Costela ferra mula, e o mais conhecido, o Carneiro no Buraco, exemplificam esse fato. Conta-se que o costume de preparar a carne diretamente no chão foi herdado pelos indígenas que cavavam um buraco como uma forma de evitar queimadas e conservar a carne por mais tempo.

Os pratos típicos de Santa Catarina são regados a sabores fortes e temperos herdados dos povos indígenas e africanos, e muita cerveja, esta herdada dos alemães. Deliciosos pratos são preparados à base de peixe, ostras, camarões entre outros pescas. A torta salgada de requeijão, os pastéis de batata, as maçãs recheadas, e a salada de repolho, são pratos herdados de outros povos, como os ucranianos e poloneses. O cozido de carne bovina com verdura foi herança dos húngaros. Outros que contribuiriam para a cozinha foram os holandeses, que trouxeram a tecnologia dos laticínios.

A colonização alemã e italiana são a base da cozinha do Rio Grande do Sul. Assim como os outros sulistas, o gaúcho é bastante conhecido pelo sua tradição perante o churrasco. O consumo de charque também é muito comum na região, sendo um dos ingredientes principais para compor um dos pratos mais famosos da região: o arroz de carreteiro. O Galeto ao Primo Canto, juntamente com o churrasco e o arroz de carreteiro, são os pratos mais conhecidos do Rio Grande do Sul.


Publicidade

Pratos mais populares


Chimarrão


Bebida símbolo da hospitalidade do gaúcho, feita com erva mate preparada em uma cuia. Acredita-se que o hábito de tomar o chá tem origem na cultura dos índios guaranis. Uma das formas mais tradicionais de tomar o chimarrão é em uma roda na qual a cuia passa de mão em mão.



Churrasco


No Brasil, o churrasco é um dos alimentos característicos do Rio Grande do Sul. Uma das versões mais aceitas para a origem desta tradição remonta a meados do séc. XVII, quando o gado era abundante na região e a parte do animal mais valorizada comercialmente era o couro. No meio dos pampas gaúchos, os transportadores, conhecidos como tropeiros, se alimentavam da carne bovina tendo como artefatos disponíveis pouco mais que a madeira para suspendê-la e o fogo mantido aceso em um buraco no chão.



Sopa de Capeletti


Alimento típico das regiões de imigração italiana no sul do Brasil cujo ingrediente principal é uma massa dobrada e recheada. Alguns a consideram uma adaptação do italiano cappelletti in brodo – caldo de frango ou de carne em que se cozinha esse tipo de massa. Cidades como Nova Petrópolis, Gramado e Canela, na Serra Gaúcha, contam com restaurantes que oferecem diversas opções da sopa.




Publicidade


Outros pratos típicos da região


Veja algumas destas receitas deliciosas:

♦ Barreado
♦ Mocotó
♦ Pinhão Cozido
♦ Polenta com Caldo de Carne
♦ Rabada ao Vinho Tinto


Publicidade

Caderno de Turismo

Conheça o nosso Caderno de Turismo com as melhores rotas e sugestões para a sua viagem.



Programa Postal Brasil

Assista ao Programa Postal Brasil on-line e conheça as riquesas do nosso país.


Publicidade

Fontes:
http://culinarianomundo.blogspot.com.br/2012/06/pratos-tipicos-da-regiao-sul-do-brasil.html
http://comidas-tipicas.info/comidas-do-sul.html


Compartilhe este artigo:
Publicidade
Descubra o Brasil