Grutas Sensacionais: Abismo de Anhumas - POSTAL BRASIL

Grutas Sensacionais

Abismo de Anhumas - MS


Abismo de Anhumas



O Abismo Anhumas é uma caverna localizada a 23 km de Bonito-MS, um dos maiores pólos de ecoturismo da América do Sul. Olhando de cima não dá para imaginar a imensidão da caverna. Descoberta em 1970 por um peão após um incêndio na mata local, aberta à visitação em 1999, após início das pesquisas de mapeamento, treinamento e capacitação de pessoal.
Uma caverna situada no subsolo onde o único acesso se faz através do rapel negativo com descida de 72m. A profundidade do lago varia de 15m a 80m, onde pode ser praticado o mergulho (para quem tem credencial de mergulho). Aos mergulhadores certificados, o Abismo Anhumas reserva o direito de ir ainda mais fundo: 18 metros para ser mais preciso. O mergulho autônomo revela novas imagens, luminosidade e toda a amplidão de uma das cavernas mais sensacionais do nosso planeta.
Não há necessidade de ser um super atleta, para conhecer o Abismo Anhumas. na verdade técnica e mais importante do que força.


Publicidade


O "Buraco", como é tratado com muita intimidade por seus monitores, é um dos locais mais lindos de Bonito. É onde pode-se dizer, uma verdadeira viagem ao centro da terra - uma descida feita em rapel, por uma fenda na rocha, leva a uma caverna com magníficas formações e um lago de águas cristalinas onde pode-se flutuar e ver reveladas as belezas subaquáticas do lugar.




Um bote de apoio leva a um passeio onde pode-se avistar a parte seca da gruta - não é permitido a descer do bote; nesta parte do passeio você observa o lado fantástico da natureza em formas jamais imaginadas. Aí observa-se variadas formas em que a natureza se transforma.




O lago tem um volume de água aproximado de 24.000 m3 e de profundidade aproximada de 80 m, tem uma transparência que nos mostra mais de 20 cones submersos de formação calcária, onde a natureza mais uma vez nos presenteia com seu poder e perfeição.



Publicidade



Visitações


A aventura começa na cidade, às 18:00 hs do dia anterior, onde é feito o treinamento de rapel em uma torre de 8 metros - muito importante para a segurança do passeio; é nesta hora que a habilidade dos monitores fica mais aguçada, pois com muita percepção analisam quem pode ou não descer o Abismo: cardíacos, diabéticos e portadores de problemas nervosos ou psíquicos, assim como, pessoas muito obesas, são informadas da impossibilidade de fazer a descida. Tudo com muito profissionalismo e seriedade exigida nesta aventura radical. É na parede que sua adrenalina começa a disparar, onde você sente o que vem pela frente, ou melhor, por baixo. Até aí já se tem uma pequena idéia, mas nada comparado ao que o Anhumas ainda vai mostrar lá embaixo.
O Abismo de Anhumas fica a uma distância de 23 km de Bonito em estrada de terra, até chegar em uma abertura no chão que despenca como um abismo vertical. Os monitores começam a vistoriar o equipamento - mosquetões, descensores tipo stop, cordas de segurança, luvas e capacetes.
Vite o portal Abismo de Anhumas para maiores informações.



Publicidade

Caderno de Turismo

Conheça o nosso Caderno de Turismo com as melhores rotas e sugestões para a sua viagem.



Programa Postal Brasil

Assista ao Programa Postal Brasil on-line e conheça as riquesas do nosso país.


Publicidade
Fontes:
https://www.agenciasucuri.com.br/Passeios-Bonito-Pantanal/Abismo-Anhumas-Mergulho-BONITO-MS
http://www.portalbonito.com.br/guia-passeio/aventura/abismo-anhumas
http://abismoanhumas.com.br/


Compartilhe este artigo:
Publicidade
Descubra o Brasil