Belo Horizonte: Riqueza cultural, histórica e natural na Capital Mineira - POSTAL BRASIL

Belo Horizonte

Conjunto Arquitetônico da Pampulha


Riqueza cultural, histórica e natural na Capital Mineira



Para quem gosta de natureza, a cidade conta com vários parques, como o da Lagoa da Pampulha - ótimo para caminhadas e visitar o parque -, além de museus com as "linhas curvas" de Oscar Niemeyer . No centro, o Parque Municipal Afonso Pena tem guardas e indicações nas placas para a melhor apreciação. Rumando para a Serra do Curral, o Parque das Mangabeiras conta com trilhas calçadas em meio à natureza, com placas indicativas e guardas para assessoria e cuidados no parque. Conta com o novo mirante, para quem quiser ter uma imagem do belo horizonte da cidade em meio à natureza.

Para quem gosta de fazer passeios culturais, BH ou Belô (como eles a chamam carinhosamente) conta com diversas opções, como na Praça da Estação: o Museu das Artes e Ofícios, que fica no prédio da antiga ferroviária. Conta com utensílios e maquinários desde a mais antiga época da agropecuária mineira, bem como até antigas bancadas de joalheria e lapidação de pedras preciosas de seu Estado. Um detalhe: a estação funciona e faz a linha de trem, considerada por eles a mais longa do Brasil que leva passageiros até Vitória (ES)!

Os museus de Belo Horizonte oferecem oportunidades para você conhecer os diversos aspectos da história da cidade. Tente conhecer o Museu Histórico Abílio Barreto e as suas exposições de arte.

Belo Horizonte conta com 17 centros culturais, espaços criados na maioria das administrações regionais da cidade, tendo como finalidade a implementação das diretrizes políticas da Secretaria Municipal de Cultura (FMC), por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), integrando assim a descentralização dos serviços e consolidando a política cultural da cidade. Com o objetivo de reservar espaços de fruição, circulação e criação de bens culturais que contribuam para a formação de identidades locais, os centros culturais realizam oficinas de diversos segmentos, apresentações artísticas variadas, sessões cinematográficas, entre outros, sendo todas essas atividades gratuitas, o que incentiva e possibilita uma maior troca de experiências entre as comunidades.

O Museu Histórico Abílio Barreto está localizado no lado sul da Praça da Savassi. Este museu mostra a história de Belo Horizonte e possui uma impressionante casa de campo restaurada. Este edifício colonial importante é o que resta da antiga vila que foi destruída no final do século 19 para criar espaço para a cidade planejada de Belo Horizonte. Existem inúmeros objetos relativos à incorporação da cidade em 1897, incluindo várias pinturas e fotografias históricas.

Na culinária, o melhor queijo de Minas é o canastra, e é possível adquiri-lo no Mercado Central, onde há vários temperos da culinária mineira, entre diversos bens de consumo.

A maioria dos restaurantes servem pratos típicos, como o feijão tropeiro. A gastronomia é muito rica e saborosa, sustentando bem o corpo para quem gosta de caminhar pelas longas avenidas e parques planejados do centro e das cercanias.


Publicidade


Belo Horizonte conta também com a beleza da Lagoa da Pampulha, que fica situada na parte sudoeste de Belo Horizonte. A lagoa foi construída em 1940, mas parece que é parte natural do cenário. Muitas atrações cercam a Lagoa da Pampulha, como o Estádio do Mineirão, a Igreja de São Francisco de Assis e o campus da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.




Declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2016 e construído em 1943 o Conjunto Arquitetônico da Pampulha foi projetado por Oscar Niemeyer, e é composto por 5 monumentos: Casa do Baile, Igreja São Francisco de Assis, Museu de Arte da Pampulha (MAP), Iate Clube e Casa Kubitschek.




Sede do governo do estado de Minas Gerais, o Palácio da Liberdade é uma estrutura majestosa de 1897. Este foi o primeiro edifício de grande importância a ser concluído durante a construção da cidade. O palácio é conhecido por sua mistura de estilos arquitetônicos, com fortes influências neoclássicas e possui um elaborado interior, com escadaria no estilo art nouveau.



Publicidade



Visitações


- Casa do Baile
Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 - Pampulha, Belo Horizonte - MG
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 09h às 18h.

- Igreja São Francisco de Assis
Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 3000 - Pampulha, Belo Horizonte - MG
Horário de funcionamento: A igreja está temporariamente fechada para reforma e restauração do acervo.

- Museu de Arte da Pampulha (MAP)
Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 16585 - Pampulha, Belo Horizonte - MG
Horário de funcionamento: De terça a domingo das 09h às 18h.

- Iate Tênis Clube
Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 1350 - Pampulha, Belo Horizonte - MG
Horário de funcionamento: Terças e quintas, das 07h às 23h. Quartas e sextas, das 07h às 18h. Sábado e domingo, das 07h às 19h.

- Casa Kubitschek
Endereço: Av. Otacílio Negrão de Lima, 4188 - Pampulha, Belo Horizonte - MG
Horário de funcionamento: De terça a domingo das 09h às 18h.

- Museu de Ciências Naturais da PUC Minas
Criado em 1983, o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas conta com um acervo incrível de zoologia e paleontologia, tendo reaberto suas exposições ao público em 2002. São fósseis e réplicas em tamanho real de espécies históricas que habitaram a América do Sul na era do Pleistoceno. Ao todo, são cerca de 26 mil exemplares de anfíbios e répteis, 4 mil exemplares de aves, 5 mil de mamíferos e quase 5 mil exemplares de botânica.
Endereço: PUC Minas (Prédio 40) – Avenida Dom José Gaspar, nº 290 – Bairro Coração Eucarístico
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 9h às 17h.
Entrada: R$ 5,00

- Circuito Cultural Praça da Liberdade
Composto por 17 espaços, o Circuito Cultural da Praça da Liberdade é parada obrigatória para quem quer conhecer a história e cultura mineira através de exposições, da arte e da arquitetura. Dentre eles, estão o Museu das Minas e do Metal (MMM), o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o Memorial Minas Gerais Vale, o Museu Mineiro, a Casa FIAT de Cultura e o Palácio da Liberdade, que conta com visitas abertas ao público.
Endereço: Praça da Liberdade, s/n - Funcionários, Belo Horizonte - MG
Horário de funcionamento: Cada espaço conta com seu próprio horário de funcionamento. Entrada gratuita

- Palácio das Artes
Inaugurado em 1971, o Palácio das Artes é um reduto de arte e cultura bem no centro de Belo Horizonte. O edifício modernista é abrigo para apresentações musicais, exposições artísticas, espetáculos de dança e teatro e atividades educativas.
Endereço: Av. Afonso Pena, 1537 - Centro, Belo Horizonte - MG
Horário de funcionamento
Bilheteria: De segunda a sábado, das 10h às 21h. Domingos, das 14h às 20h.
Galerias de Arte e Espaço Educativo: De terça a sábado, das 9h às 21h. Domingo, das 16h às 21h.
Café do Palácio: De segunda a sábado, das 9h à 0h. Domingo, das 16h à 00h.
Livraria do Palácio: De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingo, das 16h às 21h.

- Museu Histórico Abílio Barreto
Endereço: Av. Prudente de Morais, 202 - Cidade Jardim, Belo Horizonte - MG
Horário de funcionamento: De sexta a terça-feira, das 10h às 17h. Quartas e quintas, das 10h às 18h30. Entrada gratuita.



Publicidade

Caderno de Turismo

Conheça o nosso Caderno de Turismo com as melhores rotas e sugestões para a sua viagem.



Programa Postal Brasil

Assista ao Programa Postal Brasil on-line e conheça as riquesas do nosso país.


Publicidade
Fontes:
https://www.uai.com.br/app/noticia/roteiro-em-bh/2019/02/08/noticias-roteiro-em-bh,241382/arte-e-cultura-em-bh-espacos-e-passeios-culturais-para-fazer-em-bh.shtml
https://viajando.expedia.com.br/belo-horizonte-mostra-parte-da-rica-historia-cultural-brasileira-1140/
https://minasguide.com/blog/cultura-de-minas-gerais/
https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/viagem/noticia/2014/01/belo-horizonte-costumes-e-cultura-mineira-em-profusao-4394980.html
https://prefeitura.pbh.gov.br/fundacao-municipal-de-cultura/centros-culturais


Compartilhe este artigo:
Publicidade
Descubra o Brasil