Grutas Sensacionais: Caverna do Diabo - POSTAL BRASIL

Grutas Sensacionais

Caverna do Diabo - SP


Caverna do Diabo



O Parque Estadual Caverna do Diabo é um parque localizado no estado de São Paulo, criado em 2008. Tem uma área de 40.174,82 hectares e é dividido entre os municípios da Barra do Turvo, Cajati, Eldorado e Iporanga. Ele protege uma área montanhosa da Mata Atlântica, e é conhecido pela dramática Caverna do Diabo, que atrai milhares de visitantes por ano.
Situada a 280 quilômetros da cidade de São Paulo, a caverna ganhou fama por sua beleza ímpar. Descoberta em 1891, a caverna possui mais de oito quilômetros de extensão, mas apenas 800 metros estão abertos para visita. O restante da cavidade só pode ser acessado por pesquisadores cadastrados, pois é considerado de difícil acesso e exige grande experiência em trilhas subterrâneas. Ela é tão profunda que nunca foi totalmente explorada, somente os primeiros 6,5 mil metros de extensão foram explorados desde o descobrimento há 125 anos.




Considerada uma das mais belas do Brasil e a maior do estado de São Paulo, a Caverna do Diabo é um convite ao paradisíaco e pouco explorado mundo subterrâneo. Situada dentro do Parque Estadual de mesmo nome, na cidade de Eldorado, ela possui mais de 600 milhões de anos, mas é famosa por seus milhares de estalactites e estalagmites, que encantam os poucos turistas autorizados a visitar o local diariamente.




Seu curioso nome é uma referência a um suposto diabo que rondava a região, no final do século XIX. Ele era acusado de roubar a colheita dos agricultores, que usavam a boca da caverna para armazená-la. Os verdadeiros "ladrões" eram na verdade animais que se aproveitavam da ausência de pessoas para se alimentar dos grãos.




Outra evidência "clara", naquela época, da existência do diabo no local era sua voz, que a população afirmava ouvir. Na realidade, a suposta "conversa" dentro da caverna era o eco do barulho da água de um pequeno riacho que ainda hoje existe em seu interior.




Visitações


O Parque Estadual Caverna do Diabo está localizado ao Sul do estado de São Paulo, na região do Vale do Ribeira.
À cada 12 visitantes é necessário 01 monitor. Na portaria do parque há monitores e ao pagar o ingresso do parque pode-se pagar o custo do monitor para acompanhar na caverna.
A Caverna do Diabo, possui um sistema de iluminação que permite que o visitante veja a amplitude e beleza da caverna.
Horário de atendimento ao público: de terça-feira a domingo das 8h às 17h
Feriados prolongados: abertura nas segundas-feiras e fechamento no dia útil subsequente, das 8h às 17h.
Férias (de 1º a 31 de janeiro, e de 1º a 30 julho):de segunda-feira a domingo, das 8h às 17h.




Caderno de Turismo

Conheça o nosso Caderno de Turismo com as melhores rotas e sugestões para a sua viagem.



Programa Postal Brasil

Assista ao Programa Postal Brasil on-line e conheça as riquesas do nosso país.

Fontes:
http://www2.uol.com.br/guiadolitoral/materias/com_600_milhoes_de_anos_caverna_do_diabo_e_um_paraiso_subterraneo_veja_fotos-3768-2016.shtml
https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Estadual_Caverna_do_Diabo
https://en.wikipedia.org/wiki/Caverna_do_Diabo_State_Park
http://tourismbrazil.com.br/caverna-do-diabo-sp/


Compartilhe este artigo:
Descubra o Brasil