Horizonte de Rara Beleza: Chapada Diamantina - POSTAL BRASIL

Horizonte de Rara Beleza

Morro do Pai Inácio - BA


Chapada Diamantina



Localizada no coração da Bahia, a Chapada Diamantina é considerada um oásis em pleno sertão nordestino, com temperaturas amenas e reduto para diversas nascentes. Formada por dezenas de municípios, com quase 40 mil km², a região foi desenhada ao longo de bilhões de anos, quando as chuvas, os ventos e o rios esculpiram as rochas, criando vales e montanhas.
Devido à dimensão do território da Chapada Diamantina e às grandes distâncias existentes entre os principais atrativos naturais e as cidades turísticas, programar uma viagem para a região requer uma atenção especial. A infraestrutura turística da Chapada Diamantina está instalada nos municípios de Lençóis, Mucugê, Andaraí, Ibicoara, Palmeiras, Rio de Contas e nas vilas de Igatu e Vale do Capão. Por isso, a melhor opção é escolher essas localidades para ficar hospedado e a partir daí se organizar para conhecer os principais atrativos, espalhados de norte a sul do território.




Destacamos aqui alguns lugares belíssimos para visitar na Chapada Diamantina.
- Morro do Pai Inácio (Lençóis) O Morro é o principal cartão postal da Chapada Diamantina. Para subir até o cume bastam 20 minutos de caminhada, 300 metros íngremes a partir do estacionamento. Do alto do morro é possível ver a Chapada até cansar a vista.
- A Gruta da Lapa Doce, localizada em lençóis, com 24 quilômetros, é a quinta maior caverna do Brasil. Algumas grutas apresentam pinturas rupestres ainda pouco estudadas.
- Na Gruta da Pratinha pode-se entrar caminhando por uma pequena trilha ou de tirolesa, que termina no rio de água azul clara que brota de dentro da Pratinha. Com auxílio de snorkel, é possível ver peixes e formações rochosas curiosas no túnel inundado.
- Na Cachoeira Poço do Diabo (Lençóis) há rapel e tirolesa para brincar no poço. A trilha para a cachoeira dura apenas 15 minutos.
- Na Cachoeira dos Mosquitos (Lençóis) é necessário caminhar 15 minutos desde o estacionamento para chegar à Cachoeira dos Mosquitos. Ela fica próxima à Serra das Paridas, onde já três sítios arqueológicos com pinturas rupestres.
- Rua de Lençóis, cidade mais charmosa ao redor da Chapada, com muitos restaurantes e pousadas.
- No Poço Azul (Andaraí) é possível flutuar no poço cristalino que brota da caverna é uma experiência deliciosa, melhor ainda entre fevereiro e outubro, das 13:30h às 14:30h, quando raios de sol a deixam a água com tonalidades azuis e revelam formações rochosas debaixo d'água.
- Cachoeira da Fumaça localizada no Vale do Capão.




Da exploração de minérios às mais diferentes formas de turismo, a Chapada ficou conhecida em todo o mundo pela sua beleza cênica. A cultura garimpeira deixou o seu legado e, junto com tantas outras, deu sentimento, sabor e identidade à Chapada. Com uma rica arquitetura, em grande parte, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o lugar é um reduto para o intercâmbio cultural entre nativos e turistas.




Existem muitos sistemas de cavernas formadas pelos rios da a região. São mais de 130 grutas mapeadas e cadastradas só nos municípios de Seabra, Palmeiras e Iraquara.
O Poço Encantado (Itaetê) situado dentro de uma caverna tem águas transparentes. Não é permitido entrar nas águas. O poço ganha tons azulados quando o sol incide por uma fenda, de abril a setembro, entre 10:00h e 12:00h.




Visitações


Os passeios possuem diferentes níveis de esforço físico e ainda podem ser adequados ao perfil de cada pessoa. Os guias garantem que quem decide o ritmo da caminhada é o turista e, para facilitar, nas trilhas mais longas são oferecidos serviços como a contratação de uma pessoa para levar as bagagens.
O Parque pode ser visitado o ano todo porém deve-se observar que o clima é semiárido – com sol durante todo o ano e poucos períodos de chuva – caberá ao viajante eleger a época que mais é conveniente.
O tempo mínimo indicado para visitar a região é de quatro dias e o ideal é pelo menos sete, período necessário para conhecer os pontos turísticos mais famosos.




Caderno de Turismo

Conheça o nosso Caderno de Turismo com as melhores rotas e sugestões para a sua viagem.



Programa Postal Brasil

Assista ao Programa Postal Brasil on-line e conheça as riquesas do nosso país.

Fontes:
http://www.guiachapadadiamantina.com.br/a-chapada-diamantina/
http://viagemeturismo.abril.com.br/materias/14-lugares-belissimos-na-chapada-diamantina-para-voce-visitar-sem-guia/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Chapada_Diamantina
http://www.chapadadiamantina.com.br/grutas.html


Compartilhe este artigo:
Descubra o Brasil