Parques Nacionais Imperdíveis: Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - POSTAL BRASIL

Parques Nacionais Imperdíveis

Cachoeira Dos Saltos - GO


Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros



O parque nacional da Chapada dos Veadeiros é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região centro-oeste do estado de Goiás, na Chapada dos Veadeiros. O parque abrange uma área de 65 514 hectares de cerrado de altitude, dos quais aproximadamente 60% ficam em Cavalcante e os demais 40% em Alto Paraíso de Goiás.


Publicidade


O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 1961. Possui diversas formações vegetais, centenas de nascentes e cursos d água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano. Em dezembro de 2001 o parque foi incluído na lista do Patrimônio Mundial pela UNESCO, preservando áreas de antigos garimpos, como parte da história local.




A caminhada e banhos de cachoeira são as principais atividades no Parque nas imensas paisagens da Chapada numa viagem pelo Cerrado brasileiro em antigas rotas usadas por garimpeiros, que hoje são utilizados pelos visitantes.




Entre as principais atrações do parque estão os dois saltos do rio Preto, com respectivamente 80 e 120 m de altura, os canyons do rio Preto, quedas d'agua em paredes rochosas de um estreitamento do rio, e as cachoeiras carioquinhas, uma formação de piscinas naturais ideal para banhos leves e hidromassagem.



Publicidade



Visitações


O acesso ao parque se dá pelo Povoado de São Jorge, que está ligado à cidade de Alto Paraíso de Goiás por uma estrada asfaltada de 36 km.
As aves estão sempre presentes: periquitos, tucanos, araras azuis, entre outras. A fauna inclui tatus, veados-campeiros, onças pintadas etc. Nas trilhas, você caminha numa flora diversa.
Além da conservação, o Parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública.
A visitação do parque, acompanhada por guias é, contudo, opcional.
Atualmente, não há cobrança de ingresso de acesso ao Parque.

Local: região centro-oeste do estado de Goiás, na Chapada dos Veadeiros.
Horário de Funcionamento: O Parque é aberto à visitação de terça a domingo. Entrada: 8:00h às 12:00h e saída até às 18:00h.
Em casos de feriados nas segundas-feiras, o Parque permanecerá aberto neste dia, fechando no primeiro dia útil subsequente. Em janeiro e julho, meses de férias escolares, o Parque fica aberto todos os dias.



Publicidade

Caderno de Turismo

Conheça o nosso Caderno de Turismo com as melhores rotas e sugestões para a sua viagem.



Programa Postal Brasil

Assista ao Programa Postal Brasil on-line e conheça as riquesas do nosso país.


Publicidade
Fontes:
http://www.icmbio.gov.br/parnachapadadosveadeiros
https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Nacional_da_Chapada_dos_Veadeiros
http://www.icmbio.gov.br/parnachapadadosveadeiros


Compartilhe este artigo:
Publicidade
Descubra o Brasil