Grutas Sensacionais: Gruta do Maquiné - POSTAL BRASIL

Grutas Sensacionais

Gruta do Maquiné - MG


Gruta do Maquiné



A Gruta do Maquiné foi descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, e posteriormente explorada cientificamente pelo naturalista dinamarquês Dr. Peter Wilhelm Lund, em 1834. O naturalista pesquisou a caverna durante quase dois anos. Em sua pesquisa sobre a paleontologia brasileira, Dr. Lund descobriu restos humanos e de animais petrificados, oriundos do período quaternário.
Uma viagem subterrânea em meio às belezas naturais é aventura garantida para quem visita a Gruta do Maquiné, localizada na cidade de Cordisburgo, a 120 km de Belo Horizonte. A caverna é considerada o berço da paleontologia brasileira e possui belíssimas formas arquitetônicas, esculpidas pelo trabalho da água durante milênios.




O local é aberto a visitação desde 1908 e atualmente, dados divulgados pela Superintendência Estadual de Museus e Artes Visuais de Minas Gerais, em 2013, apontam que cerca de 48 mil pessoas por ano vêm conhecer a magnitude da gruta.
A Gruta do Maquiné tem sete salões explorados, com 650 metros de extensão e profundidade de 18 metros. O principal elemento da formação da Maquiné é o carbonato de cálcio. Porém, a gruta também apresenta sinais de outros minerais: a sílica, gesso, quartzo e o ferro.
Repleta de ornamentos naturais, a Gruta do Maquiné apresenta um dos mais belos conjuntos de estalactites, estalagmites, colunas, cortinas e represas de travertino.




Os salões e as galerias encantam e provocam a imaginação do turista. As formações calcárias lembram animais, castelos e até mesmo uma caveira. No Salão do Urso ou do Elefante, por exemplo, um grande cogumelo lembra o formato da explosão de uma bomba atômica. Já na Galeria das Fadas, é possível encontrar cristais brilhantes, parecidos com franjas, grinaldas e lustres.




A Gruta do Maquiné se tornou ponto turístico da terra do escritor Guimarães Rosa por abrigar belas esculturas naturais e estalactites de diversas formas no teto da caverna. A área aberta para os visitantes, com aproximadamente 400 metros de extensão, é estrategicamente iluminada para realçar as figuras desenhadas pelo tempo. O passeio pela gruta é feito por seguras passarelas e é acompanhado por um guia local.




Visitações


A Gruta do Maquiné está localizada na cidade de Cordisburgo, a 120 km de Belo Horizonte no estado de Minas Gerais.
Local: Rodovia MG 231, em seguida MG 421, km 6, Cordisburgo (MG)
Horário de funcionamento: 8h às 16h30 – todos os dias

Quer mais informações? Acesse o Portal.




Caderno de Turismo

Conheça o nosso Caderno de Turismo com as melhores rotas e sugestões para a sua viagem.



Programa Postal Brasil

Assista ao Programa Postal Brasil on-line e conheça as riquesas do nosso país.

Fontes:
http://www.belohorizonte.mg.gov.br/atrativos/entorno-de-belo-horizonte/belezas-naturais-da-gruta-do-maquine
http://www.maquineparkhotel.com.br/index.php/passeios/gruta-do-maquine
http://mondego.com.br/gruta-do-maquine/


Compartilhe este artigo:
Descubra o Brasil