Grutas Sensacionais: Gruta do Talhado - POSTAL BRASIL

Grutas Sensacionais

Gruta do Talhado - SE


Gruta do Talhado



Um dos passeios mais bonitos do Sergipe é o de escuna ou catamarã pelo rio São Francisco. O ponto de partida é a cidade de Canindé, a 200 quilômetros de Aracaju. Depois de meia hora de navegação, chega-se ao imponente cânion do Xingó, com direito a mergulho nas águas verdes e cristalinas do Velho Chico. Barquinhos levam ao miolo dos cânions, onde as embarcações de maior porte não conseguem entrar. É possível ainda remar nas águas tranquilas e praticar rapel nos belos cânions.
O Cânion do Xingó é considerado o quinto maior cânion navegável do mundo. No final do passeio o turista ainda pode dar um gostoso mergulho num dos lugares mais bonitos do Estado, conhecido como Paraíso do Talhado. Além do mergulho é possível fazer um breve passeio de canoa até a Gruta do Talhado.




Cruzando o Lago São José, a embarcação chega à Gruta do Talhado, que recebeu este nome porque os paredões de rochas areníticas parecem ter sido talhados à mão. Ali, a embarcação faz uma parada para banho e mergulho. Aproveite para sentar no atracadouro e apreciar o visual. No local há um pequeno santuário, onde fica a imagem de São Francisco.
Por entre as rochas de granito avermelhado é possível encontrar encontrar vestígios de pinturas rupestres e fragmentos de cerâmica dos primeiros habitantes do local, que viveram por lá há mais de oito mil anos.




Durante o percurso, muitas formações rochosas: a Pedra da Águia, cujo topo tem o formato da cabeça dessa ave; o Morro do Macaco, assim denominado porque foi habitat de um bando de macacos-prego antes do enchimento do reservatório; a Pedra do Japonês, uma bela formação rochosa que se assemelha ao rosto de um oriental; e a do Cruzeiro, que se parece com um homem montado em um cavalo.




Navegando pelo rio São Francisco, as embarcações ancoram em um pier flutuante e permanecem por 1 hora, "tempo suficiente" para fazer o passeio à Gruta do Talhado e
mergulhar nas águas do São Francisco.




Visitações


Com o passeio até a Gruta do Talhado você vai poder admirar a grandiosidade dos Cânions do rio São Francisco e dar um belo mergulho em suas águas geladas e esverdeadas.
O passeio pode ser feito em qualquer época do ano.
Para uma melhor qualidade das fotos é recomendável ir no verão.

Local da Partida: Canindé (a 200 quilômetros de Aracaju) do São Francisco do estado de Sergipe.
A gruta está próxima da divisa dos estados de Alagoas, Bahia e Sergipe.




Caderno de Turismo

Conheça o nosso Caderno de Turismo com as melhores rotas e sugestões para a sua viagem.



Programa Postal Brasil

Assista ao Programa Postal Brasil on-line e conheça as riquesas do nosso país.

Fontes:
https://pt.wikivoyage.org/wiki/Sergipe
http://www.feriasbrasil.com.br/se/aracaju/passeiodebarcoaocaniondoxingoriosaofrancisco.cfm
http://viagem-caniondoxingo.blogspot.com.br/
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Gruta_do_Talhado.jpg


Compartilhe este artigo:
Descubra o Brasil