Rio de Janeiro: Passeie pela Cidade Maravilhosa - POSTAL BRASIL

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - RJ


Passeie pela Cidade Maravilhosa



Rio de Janeiro, ou simplesmente Rio, é um município brasileiro, capital do estado homônimo, situado no Sudeste do país. Maior destino turístico internacional no Brasil, da América Latina e de todo o Hemisfério Sul, a capital fluminense é a cidade brasileira mais conhecida no exterior, funcionando como um "espelho", ou "retrato" nacional, seja positiva ou negativamente.
É a segunda maior metrópole do Brasil - depois de São Paulo -, a sexta maior da América e a trigésima quinta do mundo. Tem o epíteto de Cidade Maravilhosa e aquele que nela nasce é chamado de carioca. Parte da cidade foi designada Patrimônio Cultural da Humanidade, com o nome "Rio de Janeiro: Paisagem Carioca entre a Montanha e o Mar", classificada pela UNESCO em 2012.




É um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país, sendo internacionalmente conhecida por diversos ícones culturais e paisagísticos, como o Pão de Açúcar, o morro do Corcovado com a estátua do Cristo Redentor, que é uma das sete maravilhas do mundo moderno, as praias dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca (entre outros), o Estádio do Maracanã, o Estádio Nilton Santos, o bairro boêmio da Lapa e seus arcos, o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, as florestas da Tijuca e da Pedra Branca, a Quinta da Boa Vista, a Biblioteca Nacional, a ilha de Paquetá, o réveillon de Copacabana, o carnaval carioca, a Bossa Nova e o samba.




Por estar inserido na lista dos lugares mais famosos do mundo, conseguiu se inserir no turismo internacional, e assim, fazer movimentar a economia não só através do mercado que ferve na cidade maravilhosa, mas também do turismo.
As praias são belíssimas, e as mulheres brasileiras que frequentam, são reconhecidas a nível mundial.




O Rio de Janeiro oferece diversas atrações históricas, naturais e culturais. Como é o caso das peças teatrais, e uma infinidade de obras arquitetônicas, estátuas, praias, o corcovado, o palácio do Catete, entre outras. Um dos elementos mais marcantes da cidade é o Cristo Redentor, no bairro do Alto da Boa Vista, em cima do corcovado. O acesso é por um bonde.




Visitações


A cidade ocupa a margem ocidental da baía de Guanabara e as ilhas (como Governador e Paquetá), e desenvolveu-se sobre estreitas planícies aluviais comprimidas entre montanhas e morros. Está assentada sobre três grandes maciços: Pedra Branca, Gericinó e o da Tijuca, com picos de interesse turístico como o Bico do Papagaio, Andaraí, Pedra da Gávea, Corcovado, o Dois Irmãos e o Pão de Açúcar.
A melhor época para uma viagem ao Rio de Janeiro são os meses mais frios e menos chuvosos entre maio e novembro. Embora deva-se dizer que qualquer época do ano é boa para visitar esta cidade espetacular.




Caderno de Turismo

Conheça o nosso Caderno de Turismo com as melhores rotas e sugestões para a sua viagem.



Programa Postal Brasil

Assista ao Programa Postal Brasil on-line e conheça as riquesas do nosso país.

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_de_Janeiro_(cidade)
http://www.guiaviagem.org/rio-de-janeiro-clima/


Compartilhe este artigo:
Descubra o Brasil