Parques Nacionais Imperdíveis: Parque Nacional da Tijuca - POSTAL BRASIL

Parques Nacionais Imperdíveis

Parque Nacional da Tijuca - RJ


Parque Nacional da Tijuca



Localizado no coração do Rio de Janeiro, com acesso pelas Zonas Norte, Sul e Oeste, somos o Parque Nacional mais visitado do Brasil, recebendo três milhões de visitantes por ano, entre brasileiros e estrangeiros de todas as idades.
O Parque Nacional da Tijuca tem muita história: suas florestas são resultado do primeiro grande projeto de reflorestamento no Mundo, iniciado em 1861. Após a destruição quase total da floresta para produção de carvão e plantio de café, as fontes de água que abasteciam a cidade começaram a secar. Começou então um grande processo de desapropriação das fazendas de café e replantio de mais de 100 mil árvores.
Visitar as exuberantes florestas do Parque Nacional da Tijuca 150 anos depois, nos permite ver como a natureza tem uma incrível capacidade de recuperação quando o homem percebe os impactos que causa e toma medidas concretas.
O Parque Nacional da Tijuca é dividido em três setores de visitação - Floresta, Serra da Carioca e Pedra Bonita/Pedra da Gávea.




O setor Floresta é uma importante e grande área de verde bem no coração da cidade do Rio de Janeiro. Também conhecido como Floresta da Tijuca, o que não falta neste setor é natureza e espaços privilegiados de recreação para aproveitar o dia com amigos, família e com as crianças.




O Parque Nacional da Tijuca tem opções de programas para todos os públicos: desde áreas para piquenique e churrascos até voo livre, escalada, trilhas e outras atividades. Entre os famosos cartões postais do país, temos o Morro do Corcovado, onde está localizada a estátua do Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno, a Vista Chinesa, Pedra da Gávea, Parque Lage e Paineiras.




O setor Pedra Bonita e Gávea é o local com mais opções de esporte de aventura e com as mais belas vistas do Rio de Janeiro. São diversas vias de escaladas com diferentes graus de dificuldade, trilhas e voo livre de asa delta e parapente, em uma das rampas mais famosas e movimentadas do mundo, que fica na Pedra Bonita, com seus mais de 800 metros de altitude.




Visitações


O Parque Nacional da Tijuca pode ser visitado durante todo o ano. No verão, período mais chuvoso, recomenda-se verificar a previsão do tempo antes de fazer caminhadas mais longas.
- Floresta da Tijuca
Horário de Funcionamento: todos os dias das 8:00h às 17:00h (e 18:00h no horário de verão)
- Pedra Bonita e Gávea
Horário de Funcionamento: todos os dias das 8h às 17h (e 18h no horário de verão)
Corcovado: 8:00h às 19:00h (20:00h no horário de verão)
Parque Lage: 8:00h às 18:00h (19:00h no horário de verão)

Para maiores informações, visite o portal Parque Nacional da Tijuca.




Caderno de Turismo

Conheça o nosso Caderno de Turismo com as melhores rotas e sugestões para a sua viagem.



Programa Postal Brasil

Assista ao Programa Postal Brasil on-line e conheça as riquesas do nosso país.

Fontes:
http://www.icmbio.gov.br/parnatijuca/guia-do-visitante.html
http://www.parquedatijuca.com.br/


Compartilhe este artigo:
Descubra o Brasil