Parques Nacionais Imperdíveis: Parque Nacional Serra da Bocaina - POSTAL BRASIL

Parques Nacionais Imperdíveis

Parque Nacional Serra da Bocaina - RJ/SP


Parque Nacional Serra da Bocaina



Com 104 mil hectares, o Parque Nacional da Serra da Bocaina é uma das maiores áreas protegidas da Mata Atlântica. Localiza-se em trecho da Serra do Mar, na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.


Publicidade


Por se estender desde altitudes superiores a 2.000m, na região serrana, até o nível do mar, no litoral, o Parque Nacional da Serra da Bocaina apresenta paisagens diversificadas e grande riqueza de fauna e flora, incluindo espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, destacado-se a onça-pintada, suçuarana, preguiça-de-coleira, sagui-da-serra-escuro, e inúmeras espécies de aves.




O seu ponto mais elevado é o Pico do Tira o Chapéu, que alcança 2 088 metros acima do nível do mar, um dos pontos mais altos do Estado de São Paulo.




O parque oferece uma ampla gama de atrações turísticas naturais, tais como a Cachoeira Santo Isidro, a Cachoeira das Posses e mais no interior do parque, a Cachoeira dos Veados. A entrada do parque marca também o início do trecho final da Trilha do Ouro, com uma extensão de aproximadamente 73 quilômetros, e que termina na praia de Mambucaba, em Angra dos Reis.



Publicidade



Visitações


O melhor período para visitar a região serrana do Parque Nacional da Serra da Bocaina é entre os meses de maio e agosto, quando chove menos. Porém, essa é a época também mais fria e, portanto, menos favorável para os banhos de cachoeira. Nesse período a temperatura média é de 10°C e as mínimas podem chegar a 2°C negativos nas madrugadas mais frias.
Os principais atrativos na região serrana têm acesso por São José do Barreiro, no Vale do Paraíba. É aí também que se situa a sede principal. Os atrativos do litoral situam-se nas proximidades de Paraty, onde está localizada a sub-sede do Parque.
O Parque Nacional da Serra da Bocaina não está consolidado em termos de visitação, por isso ainda não oferece prestação de serviços ao turista.
Parte desta lacuna, porém, é preenchida pela iniciativa privada existente no entorno do Parque.



Publicidade

Caderno de Turismo

Conheça o nosso Caderno de Turismo com as melhores rotas e sugestões para a sua viagem.



Programa Postal Brasil

Assista ao Programa Postal Brasil on-line e conheça as riquesas do nosso país.


Publicidade
Fontes:
http://www.icmbio.gov.br/parnaserradabocaina
http://www.icmbio.gov.br/parnaserradabocaina/guia-do-visitante.html#comochegar
https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Nacional_da_Serra_da_Bocaina


Compartilhe este artigo:
Publicidade
Descubra o Brasil