Parques Nacionais Imperdíveis: Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses - POSTAL BRASIL

Parques Nacionais Imperdíveis

Lençóis Maranhenses - MA


Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses



O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o destino perfeito para aqueles que buscam aventura segura e contemplação da natureza!
Caminhar sobre as areias brancas do maior campo de dunas do Brasil, se refrescar em lagoas de água cristalina e observar o pôr-do-sol são experiências únicas que você levará para o resto da vida.
Diferentemente de outros desertos, os Lençóis recebem relativamente muita água: até dois mil milímetros de precipitação anual. Mais de noventa por cento dessa chuva, porém, cai concentrada entre janeiro e julho, quando é absorvida rapidamente pela areia, elevando o lençol freático acima do chão e enchendo as lagoas temporárias entre as cadeias de dunas, chegando a mais ou menos um metro de profundidade na estação chuvosa, as lagoas secam ao longo do segundo semestre.


Publicidade


Criado em 1981, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses abrange 155 mil hectares de dunas, sendo o maior campo de dunas da América do Sul, quase o mesmo tamanho da cidade de São Paulo. Ali há alguns rios, dunas fixadas pela vegetação da restinga, manguezais e lagoas permanentes.
São dois tipos de cenários, dependendo da época do ano: durante a seca, o parque se transforma em um verdadeiro deserto banhado pelo oceano; com as chuvas, forma-se a paisagem clássica do lugar, uma incrível sequência de dunas e lagoas.




A paisagem é única. Foram milhões de anos para que um raro processo geológico formasse tamanha sequência de dunas – que, à primeira vista, parece não ter fim.




Não existe nada comparável aos fascinantes Lençóis Maranhenses. O Pólo Parque dos Lençóis, situado no litoral oriental do Maranhão, envolve os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas, este último sendo o principal portão de entrada para esta fantástica beleza natural.



Publicidade



Visitações


Durante todo o ano é possível visitar os lençóis maranhenses e encontrar lagoas para se banhar mas, como as lagoas se formam com o acúmulo da água da chuva, a falta de chuvas pode esvaziar algumas das lagoas dependendo do período do ano.
As chuvas ocorrem durante todo o primeiro semestre (dezembro a junho) e costumam terminar pouco antes do início das festas juninas (junho/julho), que inauguram o início da alta temporada no Maranhão.
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um lugar onde você terá contato direto com uma natureza original e quente. Portanto, nem pense em levar roupas pesadas.
As principais cidades que dão acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão, mas há acesso também por Humberto de Campos e Primeira Cruz.
O parque não tem portaria para controlar a entrada, e não é sinalizado – é fácil se perder entre os bancos de areia.
Apenas os veículos 4×4 conseguem passar pelas estradas de acesso. Contrate guia nas agências locais.
Para maiores informações sobre o parque, acesse o portal oficial.



Publicidade

Caderno de Turismo

Conheça o nosso Caderno de Turismo com as melhores rotas e sugestões para a sua viagem.



Programa Postal Brasil

Assista ao Programa Postal Brasil on-line e conheça as riquesas do nosso país.


Publicidade
Fontes:
http://www.icmbio.gov.br/parnalencoismaranhenses/guia-do-visitante.html
https://parquelencois.com.br/
http://viagemeturismo.abril.com.br/atracao/parque-nacional-dos-lencois-maranhenses/
http://revistapesquisa.fapesp.br/2013/03/15/segredos-nos-lencois-maranheses/


Compartilhe este artigo:
Publicidade
Descubra o Brasil