Parques Nacionais Imperdíveis: Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha - POSTAL BRASIL

Parques Nacionais Imperdíveis

Bahia dos Porcos - PE


Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha



O Arquipélago de Fernando de Noronha pertencente ao estado brasileiro de Pernambuco e é formado por vinte e uma ilhas, numa extensão de 26 km², tendo uma principal - a maior de todas também chamada "Fernando de Noronha", como única ilha habitada. As demais estão contidas na área do Parque Nacional Marinho e são desabitadas, só podendo ser visitadas com licença oficial do IBAMA.


Publicidade


O Arquipélago de Fernando de Noronha é o principal e mais belo parque marinho brasileiro, sendo considerado como um dos melhores lugares para a prática de mergulho do mundo. Aqui, de um modo geral, pode-se desfrutar de uma visibilidade de até 50 metros. A diversidade de pontos de mergulho permite que as empresas locais ofereçam opções de passeios para todos os tipos de mergulhadores, sejam experientes ou iniciantes, e também fazendo o batismo de quem ainda não conhece as belezas do fundo do mar.




A maior parte do arquipélago de Fernando de Noronha foi declarada Parque Nacional Marinho. O parque é formado por 2/3 da ilha principal e inclui todas as ilhas secundárias, com área total de 112,7 km². Foi criado com o objetivo de valorizar os ambientes naturais e a beleza cênica local, protegendo os ecossistemas marinhos e terrestres, preservando a fauna, a flora e os demais recursos naturais.




O parque foi criado em 1988 e propicia oportunidades controladas de visitação, lazer, educação ambiental e pesquisa científica e também contribui para a preservação dos sítios históricos.
Quer mais? Passeios de barco e golfinhos nadando em bando diante de seus olhos.
Do mirante da Baía dos Golfinhos, os turistas podem assistir às manobras dos animais entrando no Parque ao alvorecer do dia.



Publicidade



Visitações


O arquipélago de Fernando de Noronha situa-se a quatro graus abaixo da linha do Equador, localizando-se nas coordenadas 3º 54'S de latitude e 32º 25'W de longitude. Distante 545 km de Recife, capital do Estado de Pernambuco e 360 km de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte e 710 km da cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará.
O primeiro passo é chegar até Recife, capital de Pernambuco ou Natal, capital do Rio Grande do Norte.
Existem vôos diários partindo das principais capitais do país para esses locais.



Publicidade

Caderno de Turismo

Conheça o nosso Caderno de Turismo com as melhores rotas e sugestões para a sua viagem.



Programa Postal Brasil

Assista ao Programa Postal Brasil on-line e conheça as riquesas do nosso país.


Publicidade
Fontes:
http://www.noronha.pe.gov.br/
http://www.ilhadenoronha.com.br/ailha/ailha.php
http://www.parnanoronha.com.br/paginas/91-o-parque.aspx


Compartilhe este artigo:
Publicidade
Descubra o Brasil