Parques Nacionais Imperdíveis: Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha - POSTAL BRASIL

Parques Nacionais Imperdíveis

Bahia dos Porcos - PE


Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha



O Arquipélago de Fernando de Noronha pertencente ao estado brasileiro de Pernambuco e é formado por vinte e uma ilhas, numa extensão de 26 km², tendo uma principal - a maior de todas também chamada "Fernando de Noronha", como única ilha habitada. As demais estão contidas na área do Parque Nacional Marinho e são desabitadas, só podendo ser visitadas com licença oficial do IBAMA.




O Arquipélago de Fernando de Noronha é o principal e mais belo parque marinho brasileiro, sendo considerado como um dos melhores lugares para a prática de mergulho do mundo. Aqui, de um modo geral, pode-se desfrutar de uma visibilidade de até 50 metros. A diversidade de pontos de mergulho permite que as empresas locais ofereçam opções de passeios para todos os tipos de mergulhadores, sejam experientes ou iniciantes, e também fazendo o batismo de quem ainda não conhece as belezas do fundo do mar.




A maior parte do arquipélago de Fernando de Noronha foi declarada Parque Nacional Marinho. O parque é formado por 2/3 da ilha principal e inclui todas as ilhas secundárias, com área total de 112,7 km². Foi criado com o objetivo de valorizar os ambientes naturais e a beleza cênica local, protegendo os ecossistemas marinhos e terrestres, preservando a fauna, a flora e os demais recursos naturais.




O parque foi criado em 1988 e propicia oportunidades controladas de visitação, lazer, educação ambiental e pesquisa científica e também contribui para a preservação dos sítios históricos.
Quer mais? Passeios de barco e golfinhos nadando em bando diante de seus olhos.
Do mirante da Baía dos Golfinhos, os turistas podem assistir às manobras dos animais entrando no Parque ao alvorecer do dia.




Visitações


O arquipélago de Fernando de Noronha situa-se a quatro graus abaixo da linha do Equador, localizando-se nas coordenadas 3º 54'S de latitude e 32º 25'W de longitude. Distante 545 km de Recife, capital do Estado de Pernambuco e 360 km de Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte e 710 km da cidade de Fortaleza, capital do Estado do Ceará.
O primeiro passo é chegar até Recife, capital de Pernambuco ou Natal, capital do Rio Grande do Norte.
Existem vôos diários partindo das principais capitais do país para esses locais.




Caderno de Turismo

Conheça o nosso Caderno de Turismo com as melhores rotas e sugestões para a sua viagem.



Programa Postal Brasil

Assista ao Programa Postal Brasil on-line e conheça as riquesas do nosso país.

Fontes:
http://www.noronha.pe.gov.br/
http://www.ilhadenoronha.com.br/ailha/ailha.php
http://www.parnanoronha.com.br/paginas/91-o-parque.aspx


Compartilhe este artigo:
Descubra o Brasil