Cachoeiras Espetaculares: Salto do Yucumã - POSTAL BRASIL

Cachoeiras Espetaculares

Salto do Yucumã - RS


Salto do Yucumã



O Salto do Yucumã ou Iucumã ou Tucumã ou Grande Salto Yocoma' ou ainda Saltos del Mocon é um importante conjunto de quedas d'água entre o noroeste do município de Derrubadas, no Parque Estadual do Turvo, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, e ao sudeste do município de San Pedro, na província argentina de Misiones.


Publicidade


É a maior queda da água longitudinal do planeta. Os saltos se dão ao longo de 1.800 metros e atingem uma altura de até 20 metros.




Trata-se de uma das paisagens mais bonitas do Rio Grande do Sul, que fica ainda mais deslumbrante em épocas de pouca chuva, entre a primavera e o verão.




Uma das imagens mais marcantes do Salto do Yucumã é a cortina de água que se forma. O fenômeno ocorre porque toda a água do Rio Uruguai cai em uma fenda de aproximadamente 30 metros de largura e quase 120 metros de profundidade.



Publicidade



Visitações


O uso público do Salto está restrito, atualmente, a área do Salto.
Esta área de visitação compreende um local de recepção, junto ao pórtico de entrada, uma estrada que atravessa o interior da floresta, ao longo de 14 Km, uma área de recreação com cerca de 2 hectares, formada por uma clareira no final da estrada, um caminho com cerca de 600 metros de extensão que leva ao Rio Uruguai e uma larga extensão rochosa, o lajedo, entre a beira da floresta e a margem do rio, ao longo do Salto do Yucumã.
O Salto do Yucumã é um verdadeiro paraíso ecológico que merece ser visitado e admirado por todos.

Local: Parque do Turvo, Município de Derrubadas - estado do Rio Grande do Sul
Horário de funcionamento: Quarta-feira à Domingo, das 8:30 às 17:00 horas.



Publicidade

Caderno de Turismo

Conheça o nosso Caderno de Turismo com as melhores rotas e sugestões para a sua viagem.



Programa Postal Brasil

Assista ao Programa Postal Brasil on-line e conheça as riquesas do nosso país.


Publicidade
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Salto_do_Yucumã
http://comidas-tipicas.info/comidas-do-centro-oeste.html
http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/nossa-terra/2013/noticia/2013/07/salto-do-yucuma-no-rs-tem-quase-dois-quilometros-de-cachoeiras.html http://www.turismoyucuma.com.br/o_salto.php


Compartilhe este artigo:
Publicidade
Descubra o Brasil