Estado do Pará: História e Beleza no Norte do Brasil - POSTAL BRASIL

Estado do Pará

Procissão do Círio de Nazaré - Belém - PA


História e Beleza no Norte do Brasil



O Estado do Para fica na região Norte do Brasil. A capital é Belém e a sigla PA. É o segundo maior estado do País em extensão territorial e mais povoado da região Norte e é onde se encontra o Parque Nacional da Amazônia.


Pará abriga a exuberante e densa Floresta Amazônica, o parque é lar de milhares de espécies da vida selvagem. Boa parte dela é alagada todos os anos, tornando o acesso a áreas distantes somente por barco. Próxima da desembocadura do Rio Amazonas está Belém, a capital do Pará.
A principal cidade do Pará é Belém, a capital do estado, também conhecida como cidade das mangueiras.
O patrimônio histórico, material e imaterial do Pará o fazem conhecido mundialmente. São destacados o museu Emílio Goeldi, fundado em 1866, e o Sírio de Nazaré, que atrai milhares de fieis a Belém nos meses de outubro.

BELÉM


A capital do Pará tem uma rica diversidade de frutas, temperos e receitas que atiçam a curiosidade dos amantes da gastronomia brasileira. Ela está presente desde a simplicidade popular do Complexo Ver-o-Peso até o estrelado restaurante Remanso do Bosque.
Além do Círio de Nazaré, a capital do Pará também conta com outras atrações como:


ILHA DO COMBU


Conhecida pela produção artesanal de chocolate e de açaí e pelo projeto street river, que deu nova vida às casas de palafita, personalizadas por grafiteiros.


PASSEIO PLUVIAL


Na Baía do Guajará e no Rio Guamá, há um passeio magnífico para fazer no fim de tarde. Durante uma hora e meia, você contempla Belém pela águas e interage com artistas que incentivam até a dançar a tradicional dança do Carimbó.


ILHA DO COMBU


conhecida pela produção artesanal de chocolate e de açaí e pelo projeto street river, que deu nova vida às casas de palafita, personalizadas por grafiteiros.


ESTAÇÃO DAS DOCAS


Inaugurada em 2000, é um complexo que une gastronomia, cultura, moda e eventos. O espaço sedia pontos como a Amazon Beer, que produz cervejas artesanais com produtos típicos da Amazônia, e a Sorveteria Cairu, eleita a melhor sorveteria do Brasil no ano de 2014.


COMPLEXO VER-O-PEIXE


O Ver-o-Peso se estende por um complexo arquitetônico de 30 mil metros quadrados, com uma série de construções históricas. O conjunto inclui pontos como o Boulevard Castilhos França, o Mercado de Carne e o Mercado de Peixe.

Para quem gosta de passeios históricos, vale a pena visitar o Forte do Presépio, que inclui artefatos e cerâmicas pré-históricas; o Museu de Arte Sacra, integrado à Igreja de Santo Alexandre, construída por padres jesuítas com a participação do trabalho indígena, entre o fim do século 17 e início do século 18; a A Catedral da Sé; o Museu do Círio que reúne um acervo documental da história da devoção popular em torno da celebração do Círio de Nossa Senhora de Nazaré; e a Casa das Sete Janelas que é espaço dedicado à arte brasileira, com coleções de arte moderna e contemporânea, além de fotografias de artistas locais e nacionais.


CÍRIO DE NAZARÉ


O Círio de Nazaré é a maior manifestação Cristã do Brasil e um dos maiores eventos do mundo, reunindo mais de dois milhões pessoas em uma só manhã.
Um evento de grande importância no estado do Pará é o Círio de Nazaré, que é uma manifestação religiosa cristã em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, que ocorre na capital Belém, no estado brasileiro do Pará, e em Macapá, capital do estado do Amapá.
O Círio foi instituído em 1793 em Belém do Pará e, até 1882, saía do Palácio do Governo.
Em 2004, foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial pelo Iphan e, em dezembro de 2013, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.




Um grande destaque no estado do Pará, é Alter do Chão, que ganhou fama mundial depois de ter sido eleita pelo jornal The Guardian como um dos mais belos destinos de praia no Brasil, à frente de paraísos como Fernando de Noronha e Alagoas.


CARIBE BRASILEIRO



Alter do Chão é um dos Distritos Administrativos do Município de Santarém, no estado do Pará. Localizado na margem direita do Rio Tapajós, dista do centro da cidade cerca de 37 quilômetros. É o principal ponto turístico de Santarém, pois abriga a mais bonita praia de água doce do mundo, segundo o Jornal inglês The Guardian, sendo conhecida popularmente como "Caribe Brasileiro".
A melhor época para ver as famosas praias de rio (principais atrações da região) é o chamado verão amazônico, temporada seca que vai de agosto a dezembro.




Compartilhe este artigo:
Descubra o Brasil