O Brasil para os Aventureiros - POSTAL BRASIL

Aventura


O que você pode fazer no Brasil



Essa é para quem gosta de viajar e se aventurar. Separamos os principais destinos que todo o aventureiro precisa conhecer. São diferentes regiões que permitem a prática de diversas modalidades de esporte ao ar livre, como mergulho, trilhas, montanhismo, entre outros.



Passeio de Asa Delta



Se você está em busca de aventuras, pode acreditar que nesta lista vai encontrar os melhores lugares.
Pra quem curte adrenalina no talo e quer agitar bem a vida, os cerrados ou a região Nordeste são as melhores opções, pois é onde o vento é mais forte. Mas, pros iniciantes, o mais seguro é procurar um local mais perto da praia. Nessas rampas, a brisa do mar é mais suave e o seu voo certamente vai ser tranquilo e mais fácil.


Rio de Janeiro


Pedra Bonita: É no Rio que fica uma das rampas mais famosas do Brasil, a Pedra Bonita, que está localizada dentro do Parque Nacional da Tijuca. Com quase 600 metros de altitude, de cima, é possível observar a Pedra da Gávea, o morro dos Dois irmãos e o Corcovado. O pouso é feito na Praia do Pepino, em São Conrado.


São Paulo


Pico Agudo: É uma das maiores elevações rochosas do Brasil, com uma altitude de 1.634 metros. Localizado na cidade de Santo Antônio do Pinhal, a 170 km de São Paulo, o Pico do Pinhal também conta com duas rampas, uma de madeira e outra natural. Ao saltar você vai ter a bela experiência de observar uma parte do Vale do Paraíba, se for no momento do pôr-do-sol, melhor ainda!


Minas Gerais


Pico do Ibituruna: Pra quem é mais experiente, é um excelente local de voo, inclusive, alguns campeonatos são realizados aqui. O Pico do Ibituruna fica em Governador Valadares e está a 1.123 metros de altitude. São mais de dez rampas naturais e de madeiras prontas para os saltos. Por conta das ótimas térmicas, é possível voar a longas distâncias. O pouso é feito aproximadamente a 4km do ponto inicial.


Goiás


Vale do Paraná: Localizado em Formosa, a 90 km de Brasília, o Vale do Paraná está a 1.300 metros de altitude. Os ventos nesta região costumam ser fortíssimos e por isso não é recomendado como local de voo para iniciantes. Se você é experiente e quer ter mais emoções durante o voo, a melhor época pra saltar é entre julho e setembro.


Santa Catarina


Morro das Antenas: É o ponto mais alto na cidade mais fria do Brasil. O Morro das Antenas, em Jaraguá do Sul, está a mais de 870 metros de altitude e o voos de asa-delta costumam ser maravilhosos neste local. São duas rampas para decolagens, uma de cimento e outra natural, e voar entre às 12h e 14h não é recomendado para pilotos iniciantes por conta de forte atividade térmica.


Passeio de Caiaque




Quem deseja praticar esportes radicais, como, por exemplo, os passeios de canoa e caiaque, atividades comuns, geralmente, entre turistas, aí vai algumas dicas para cada nível de conhecimento sobre o assunto e também os melhores rios para a prática destes esportes de aventura.


Rio de Janeiro


Costa Verde

Itacuruçá: Mar tranquilo, belíssima paisagem.
Mangaratiba: Praia de Junqueira, Praia de Sahi (chegar cedo pois há dificuldade de estacionar o carro), Praia do Saco em Mangaratiba são boas nos dias de mar moderado.
Conceição de Jacareí: Mar predominantemente tranquilo, paisagem privilegiada.


Região dos Lagos

Lagoa de Araruama: Altura de Iguaba e Iguabinha, mesmo sendo Lagoa são boas mas com dias de calmaria poucos ventos) e para pescaria mais produtiva ficam após de 500 mts da orla.


Rio de Janeiro

Praia Vermelha: Cartão postal do RJ e um dos locais mais seguros e propicios (se não o mais) a remadas e pescaria.
Urca: Outro cartão postal da cidade mas com dificuldades para estacionar o carro o que torna a Praia Vermelha (ao lado) mais atrativa, mas chegando bem cedo é boa opção.


Niterói

Gragoatá: Saindo ao lado do MAM, deve-se observar as condições do tempo. Belo passeio em dias de calmaria e bastante produtivo para a pesca em alguns locais.


São Paulo


Represa de Paraibuna: Construída com represamento dos rios Paraibuna e Paraitinga, além de seus afluentes, rio Lourenço Velho e rio do Peixe. Por ser um paraíso de água limpa, a represa de Paraibuna que chegou a ganhar o referendo da Eco 92 como a represa mais bem conservada ecologicamente do Brasil.
Represa de Guarapiranga: A represa é abastecida pelo rio Guarapiranga e outros rios e córregos de menor porte, abrangendo áreas dos municípios de São Paulo, Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu. Nas suas margens, existem praias artificiais e marinas de barcos.
Mais opções: Represa Cachoeira da Fumaça, Represa Cachoeira do França, Represa Piracaia, Represa Atibainha, Represa de Jacarei/Jaguari, entre outras.


Bahia


Rio Joanes e o Rio Jacuipe, muito bom para pescaria e passeios de caiaque.


Passeio de Jet Ski



Conheça essas incríveis praias para você se divertir com sua moto aquática.


Rio de Janeiro


Lopes Mendes, Ilha Grande (Angra dos Reis): Paraíso dos surfistas, a praia de Lopes Mendes surpreende por suas águas cristalinas de tons verdes e azulados. Uma das atrações é sua a areia que “canta” ao ser pisada. A melhor época para visitar é de dezembro a março.


Alagoas


Praia do Gunga: A praia do Gunga destaca-se pela sua beleza exuberante. Encravada entre os coqueiros e um belíssimo mar, proporciona a todos os visitantes boas recordações. Pode ser visitada durante o ano todo.


Pernambuco


Baia dos Porcos (Fernando de Noronha): Com apenas 100 metros de extensão, é a considerada a praia mais charmosa de Noronha. Pode ser visitada durante o ano todo.


Brasília


Lago Paranoá: o Lago abraça a cidade de norte a sul, tem águas límpidas e está se tornando um epicentro de lazer e esportes, capaz de rivalizar com pontos badalados do litoral brasileiro. Ótima opção para passeios com jet skis e barcos.


Alpinismo ou Escalada



Qual é o “melhor” lugar para uma escalada?
Para quem está iniciando a escalar é sempre recomendável a escalada esportiva. Segue algumas dicas de lugares fantásticos para este esporte.


Rio de Janeiro


Pedra da Gavea: A cidade do Rio de Janeiro possui uma quantidade de vias esportivas impressionante. Acredita-se que a cada dia o número aumenta. Seguramente é a cidade em que mais há qualidade e variedade de tipos de vias disponíveis.


São Paulo


São Bento do Sapucaí: A cidade de São Bento do Sapucaí possui uma quantidade, e variedade de vias esportivas que possuem proteções de qualidade.Os estilos das vias abertas privilegiam uma mescla de força e técnica. Sem dúvida é o melhor lugar para quem está a procura de realizar volume e lapidar suas técnicas de escalada.


Minas Gerais


Serra do Cipó: está localizada em uma área de proteção ambiental, abriga uma grande quantidade de vias esportivas que se caracterizam por exigir do escalador estilo atlético e explosivo. É considerado por muitos como o vestibular de qualquer escalador que deseja colocar à prova sua capacidade.


Rio Grande do Norte


Serra Caiada: está a apenas 70km da capital do Estado e possui acesso fácil a quase todos os setores de escalada. Apresenta várias vias de qualidade, tanto para iniciantes quanto para os mais experientes, que exigem boa leitura, técnica e força.


Bahia


Chapada Diamantina: ainda não explorado em sua totalidade, é considerado por muitos como o local de maior potencial para a prática de escalada do Brasil. Além do potencial de escalada, é uma das paisagens mais bonitas do mundo. Não é incomum que escaladores desacostumados com o estilo atlético das vias não rendam como esperado.


Passeio de Balão



Imagine voar de balão e flutuar, vislumbrando lá de cima as maravilhas naturais do cenário brasileiro, de um ângulo privilegiado, panorâmico e único!


Você vai poder passear de balão em alguma das cidades:

♦ Chapada dos Veadeiros - estado de Goiás
♦ Gravatá - estado de Pernambuco
♦ Picacicaba, Sorocaba, Sumaré, Boituva - estado de São Paulo
♦ Torres - estado do Rio Grande do Sul


Mergulho



Descobrir um novo lugar, diferente daquilo que estamos acostumados, é uma das coisas que instigam qualquer espírito aventureiro. Mas para isso não é preciso viajar muito longe, nem ir para o oriente. Com cerca de 8.500 km de costa, o Brasil tem diversas opções para uma atividade que é capaz de proporcionar uma nova perspectiva de mundo: o mergulho. E não é restrito apenas ao litoral.


Rio de Janeiro


Angra dos Reis: A baia de Angra possui mais de 50 pontos de mergulho. É um lugar ideal para quem pretende começar a mergulhar. As águas da região abrigam garoupas, bodiões, estrelas-do- mar, caranguejos, entre outros animais. Há também alguns naufrágios para quem busca um mergulho mais técnico.
Arraial do Cabo e Cabo Frio: Águas frias de grandes profundidades chegam à superfície nessa região da costa fluminense e derrubam a temperatura média da água para 15 º C. Mas com uma roupa um pouco mais grossa de neoprene não há problemas para encontrar tartarugas, arraias, cavalos-marinhos e peixes que preferem águas mais frias. A região também apresenta pontos de mergulho refugiados do vento ideais para iniciantes.


São Paulo


Laje de Santos: O rochedo, localizado a 44 km da cidade Santos, é famoso por ter o formato de uma grande baleia para quem olha da superfície. Mas para quem mergulha, o mais interessante são as grandes arraias-jamanta, que visitam o local no inverno. A visibilidade da água chega até 20 metros e é possível observar tartarugas, cações e garoupas.


Pernambuco


Fernando de Noronha. Um dos melhores lugares para mergulho do mundo, o arquipélago tem 21 ilhas, temperatura da água por volta de 28º C e até 50 metros de visibilidade. É o paraíso do mergulho brasileiro. São 15 variedades de corais, 213 espécies de animais marinhos, entre elas cinco de tubarões, e os famosos golfinhos-roteadores. Os mais experientes podem explorar ainda embarcações naufragadas. A principal delas é a Corveta Ipiranga, a 64 metros de profundidade.


Santa Catarina


Ilha do Arvoredo: é o limite Sul da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, localizada no litoral de Santa Catarina. A costa Sul da Ilha fica fora da reserva onde é permitido praticar o mergulho autônomo. A visibilidade da água varia entre 5 e 21 metros, baixa se comparada a outros locais, porém a variedade da vida marinha é bastante grande. Há tartarugas, garoupas, polvos, tainhas, arraias. Há também alguns naufrágios de barcos pequenos e canhões de antigas embarcações. Os principais pontos de partida para a Ilha do Arvoredo são as cidades de Bombinhas e Florianópolis.




Fontes:
https://www.guiadasemana.com.br/sao-paulo/
http://mundocrux.com.br/
http://viagemeturismo.abril.com.br/


Compartilhe este artigo:
Descubra o Brasil