AS Cidades Históricas mais Belas do Brasil - POSTAL BRASIL

Cidades Históricas

Ouro Preto - MG


Viagem no Tempo



Muitos turistas e curiosos visitam o Brasil à procura de belas praias e, principalmente, pelo clima tropical. Mas a beleza do nosso país vai muito além de praias paradisíacas e belas florestas. Mesmo com toda mudança ocorrida com o passar do tempo, existem muitas cidades que conservam patrimônios históricos, despertando o interesse em fazer uma viagem no tempo!

A história do Brasil é rica, abrangente e repleta de contradições. Desenvolver uma narrativa que aborde os detalhes sobre a conquista e a colonização do território brasileiro não é tarefa fácil. O que é difícil para os historiadores pode ser fácil para os viajantes: ao passear pelas ruazinhas de pedra e casinhas bem conservadas de algumas cidades históricas, é natural sentirmos transportados para o período colonial.


Publicidade

Viajando pela História do Brasil


Ouro Preto - MG



Município de Minas Gerais que em 1980 foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco com sua arquitetura colonial, a região atrai diversos turistas de todas as partes do Brasil.

Antes de ser descoberta, Ouro Preto era habitada por povos indígenas e era conhecida como “Vila Rica”, que recebia colonizadores a procura de ouro.

Suas ruas bem conservadas encantam universitários, que se acumulam entre repúblicas estudantis e agitam as ruas durante o Carnaval. As boas atrações incluem um passeio de trem até a cidade de Mariana, festivais completos e, é claro, igrejas que impressionam por sua riqueza arquitetônica.



Olinda - PE



Dona de um dos melhores carnavais do Brasil, a cidade de Olinda também recebeu o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.

A bela cidade de Olinda já foi considerada a capital do Estado de Pernambuco. Fundada em 1535, seu Centro Histórico, repleto de casinhas bem conservadas do período colonial, é tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade desde 1982.

Ao caminhar por suas ruas, os visitantes se deparam com belos edifícios antigos - restaurados depois da invasão dos holandeses durante o século XVIII e abertos à visitação.

Ao chegar na cidade, visite as igrejas marcadas pelo barroco como a Igreja da Sé, o Convento de São Francisco, a Ladeira da Misericórdia, o casarão colonial antigo e o Mosteiro de São Bento, onde a maior parte é folheada a ouro.



Tiradentes - MG



Tiradentes é um município do estado de de Minas Gerais, já foi chamado de Vila de São José do Rio das Mortes e pertence ao Ciclo do Ouro no Estado. Tiradentes é uma das cidades históricas mais bem conservadas do país.

Após receber algumas denominações, a cidade recebeu esse nome de Tiradentes em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier. Considerada um dos centros históricos do Brasil, marcado pela preservação da arte barroca, a cidade foi considerada Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, após recuperar partes históricas das igrejas como as do século 18, casas e monumentos.

A Matriz de Santo Antônio é parada obrigatória, pois carrega traços de Aleijadinho e é a segunda igreja em ouro do país. Situadas no Largo das Forras, as charretes levam o visitante para conhecer as principais atrações da região.

Seu forte, no entanto, é na gastronomia, com restaurantes estrelados e repletos de pratos bem elaborados que valorizam a culinária mineira.



Paraty - RJ



A cidade de Paraty, pertecente ao estado do Rio de Janeiro foi Fundada em 1667, no entorno da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, a cidade foi um dos importantes pólos econômicos do país graças ao engenho de cana-de-açúcar.

Suas ruas de pedras irregulares não intimidam os turistas, que se acumulam para fazer passeios de barco e ver casarios coloniais bem conservados, sobretudo no belíssimo Centro Histórico.

Os carros são proibidos no centro histórico, o que torna a viagem mais interessante, podendo observar melhor os detalhes arquitetônicos. A Igreja de Nossa Senhora dos Remédios é a mais visitada e teve grande importância econômica.



Porto Seguro - BA



Localizada no estado da Bahia, Porto Seguro possui grande importância na história do Brasil. Foi o primeiro local a ser avistado por Pedro Álvares Cabral, ao chegar no país em 1500 e foi fundada em 1534, com a construção de casas, capelas e armazéns.

Muitas de suas antigas construções seguem preservadas, sobretudo na Costa do Descobrimento, que inclui a região de Santa Cruz Cabrália - onde a primeira missa do país teria se realizado.

Devido a preservação do patrimônio histórico, não é permitido a construção de prédios altos. A região tornou-se um marco e teve um papel importante nos primeiros anos de colonização.



São João Del Rei - MG



Município do estado de Minas Gerais, São João Del Rei é marcada pela variedade arquitetônica da cidade, não se restringindo apenas ao barroco. Em 1701, Tomé Portes Del Rei chegou na região do Porto Real da Passagem, as somente em 1705 o Arraial Novo do Rio das Mortes foi fundado, dando origem a cidade. Em 1713, recebeu o nome de São João Del Rei, em homenagem ao rei Dom João V. Naquela época, o ouro e a agricultura eram as principais atividades exercidas.

Sua ferrovia, que nunca parou de funcionar desde a inauguração, está entre as mais antigas e bem conservadas do país, conduzindo a passeios charmosos até cidades vizinhas.



Congonhas - MG



Congonhas, muncípio do estado de Minas Gerais, foi um importante centro de mineração. A região era conhecida como “Congonhas do Campo”, devido a uma planta medicinal encontrada no local e pessoas de diversas partes do mundo visitavam a região em busca de cura para doenças. Até hoje, a região é considerada centro de peregrinação, reunindo fiéis que procuram o fim de suas aflições. Com o passar dos anos, passou a ser apenas Congonhas.

Obras do barroco marcam presença no lugar. Uma das mais emblemáticas é, sem dúvida, a Basílica Bom Jesus de Matosinho, que surgiu a partir de uma promessa do imigrante português Feliciano Mendes. À frente, esculturas dos doze profetas esculpidas em pedra-sabão por Aleijadinho, como a de Ezequiel, dão as boas vindas.



Mariana - MG



Município do estado de Minas Gerais, Mariana é vizinha de Ouro Preto. Foi a primeira vila do estado, a primeira capital e a cidade mais rica do Ciclo do Ouro. Suas belas igrejas atraem os turistas, como as de São Francisco de Assis e a de Nossa Senhora do Carmo. Vale esticar a viagem até a Catedral Basílica da Sé, que abriga um órgão alemão com mais de mil tubos ainda em funcionamento, e a mina da Passagem, cercada por bons restaurantes.

O desastre ambiental causado pela mineradora Samarco, em novembro de 2015, não danificou o centro histórico da cidade - mas atingiu igrejas, trechos da Estrada Real e alguns monumentos de vilas e distritos próximos.



São Luís - MA



Fundada por franceses em 1612, São Luís é a capital do estado do Maranhão. Após a chegada dos franceses, a cidade foi invadida por holandeses, até ser colonizada pelos portugueses.

Durante o século XVII, navegadores de Cancale e Saint-Mailo se estabeleceram na região e a batizaram com uma singela homenagem ao Rei Luís XIII. Na época, a economia era impulsionada pela plantação e exportação de cana-de-açúcar, cacau e tabaco. Hoje, a principal herança desse povo, juntamente com portugueses e holandeses, encontra-se preservada em seu Centro Histórico, com diversas construções que remetem ao passado.

Seja em arquitetura ou costumes, a cidade reflete a mistura cultural de diversos povos que em 1997, ganhou o título de Patrimônio Mundial pela UNESCO.



São Cristóvão - SE



Fundada em 1590, a cidade está entre as mais antigas do país, além de ter sido marcada como a capital do Estado até o ano de 1855. Localizada nos arredores de Aracaju, ela possui um rico e bem preservado conjunto arquitetônico colonial, de influência espanhola, que marca o charmoso Centro Histórico. Suas atrações encantam os turistas, sobretudo a Praça de São Francisco - tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2010.



Salvador - BA



Município do estado da Bahia, Salvador foi a primeira capital do Brasil. Salvador foi o grande centro político e financeiro do país entre 1549 e 1763 - foi ali que se deu início essa mistura de povos, de culturas, de religiões e de raças que é a sociedade brasileira. Em 1558, foi fundado na cidade o primeiro mercado de escravos da América, com o objetivo de vender negros recém-chegados da África para os senhores dos engenhos de canas-de-açúcar.

No Pelourinho está localizado o Centro Histórico de Salvador, marcado pela arquitetura colonial. Milhares de pessoas são atraídas para a região durante toda época do ano, mas principalmente no carnaval. Salvador foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1985 e é, historicamente, uma das mais importantes da América.

Hoje, o Centro Histórico da cidade preserva seus edifícios renascentistas e casarões com mais de dois andares - típicos de cidades abastadas.



São Luiz do Paraitinga - SP



Município de São Paulo, São Luiz do Paraitinga possui um patrimônio arquitetônico formado por casas dos séculos XVIII e XIX, essa pequena cidade soube dar a volta por cima depois das enchentes que devastaram a região em 2010. Festivais temáticos, como a Festa do Divino, seguem cativando a atenção dos turistas.



Pirenópolis - GO



Pirenópolis, município do estado de Goiás, foi fundada por bandeirantes por volta do século XVIII, a cidade possui diversas casas coloniais bem preservadas. Muitas dessas construções conservam os detalhes originais, sendo rodeadas por ruas e ladeiras de pedra. Nos arredores da região, o turismo se intensifica ainda mais graças às suas belas cachoeiras e reservas ecológicas, ideais para quem busca roteiros de aventura.




Publicidade


Caderno de Turismo

Conheça o nosso Caderno de Turismo com as melhores rotas e sugestões para a sua viagem.



Programa Postal Brasil

Assista ao Programa Postal Brasil on-line e conheça as riquesas do nosso país.

Fontes:
http://viagemeturismo.abril.com.br/materias/fotos-conheca-29-cidades-historicas-do-brasil/
https://www.hotelurbano.com/viajantehu/10-cidades-historicas-do-brasil/

Compartilhe este artigo:
Publicidade
Descubra o Brasil